Vídeos e Publicações

Vídeos

_______________________________________________________________________________________________

Livros: Coautora

Esta obra nos oferece uma visão clara e organizada do quão ampliados se encontram, hoje, o campo de atuação e as oportunidades de qualificação profissional dos psicólogos na área da saúde – na atenção primária, nos ambulatórios, nos hospitais e nas interfaces com as diversas especialidades médicas. Ao mesmo tempo, apresenta alternativas para o enfrentamento dos novos desafios que emergem nesse contexto.

Capítulos:
(8) A atuação da Psicologia Hospitalar em Ambulatórios
(16) A Psicologia nos Cuidados Paliativos

Em Avaliação Psicológica Aplicada a Contextos de Vulnerabilidade Psicossocial são abordados temas fundamentais.  Pessoas vulneráveis são aquelas cujas condições políticas, sociais e econômicas limitam seus direitos enquanto cidadãos. A vulnerabilidade psicossocial, por sua vez, refere-se ao sofrimento psíquico desencadeado pela exposição a riscos como a pobreza, a doença, a vivência de traumas, a exposição à violência, a privação de direitos civis básicos, entre tantos outros. Infelizmente, os contextos de vulnerabilidade psicossocial são bastante comuns na sociedade brasileira, exigindo da Psicologia, um posicionamento político e, sobretudo, tecnicamente qualificado. Destinado aos psicólogos e estudantes de Psicologia, esse livro tem por objetivo apresentar a prática da avaliação psicológica aplicada a pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade psicossocial.

Capítulo:  Avaliação psicológica com indivíduos enlutados

Em Saúde e Psicologia: dilemas e desafios da prática na atualidade são abordados temas fundamentais a serem enfrentados pela Psicologia em interface com todo o sistema de saúde. A obra ressalta a importância de buscar um diálogo da Psicologia com as demais áreas de saúde como passo fundamental para avançar da multidisciplinaridade para a inter e a transdisciplinaridade. O livro aprofunda a discussão sobre desafios emergentes aplicados a este campo, como o equilíbrio da saúde mental frente às questões da migração; a questão dos transgêneros, que tem na Psicologia importante aliado no combate à intolerância fundamentalista; a reprodução assistida,                                                                             entre outros tópicos.

Capítulo: O Morrer e o Luto no Contexto Hospitalar: Reflexões Possíveis

Este segundo livro da Série Cuidados Paliativos e Serviço Social é composto por quatro seções: a primeira delas traz alguns conceitos fundamentais para a intervenção do assistente social em cuidados paliativos; a segunda seção trata de intervenções específicas direcionadas aos cuidadores e familiares, sempre tendo a práxis profissional como eixo condutor; a terceira seção tem o paciente como foco; por fim, a última seção é direcionada às diferentes intervenções profissionais diante de variados contextos. Este segundo volume, assim como o anterior, tem como fio condutor a perspectiva de que o cuidado paliativo constitui-se em uma filosofia de ação, aplicável em qualquer contexto em que se faça necessário.

Capítulo: Luto: O que o assistente social deve saber e como percebemos sua intervenção  – visão da psicologia

Nazaré Jacobucci
Mestranda em Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina da Univ. de Lisboa
Psicóloga Especialista em Perdas e Luto
Especialista em Psicologia Hospitalar
Psychotherapist Member of British Psychological Society (MBPsS/GBC)
http://www.perdaseluto.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s