Publicações

Vídeos

Livro: Autora

O livro Legado digital: conhecimento, decisão e significado – viver, morrer e enlutar na era digital aborda um tema atual experienciado por uma sociedade cada vez mais cibernética e midiatizada. Desde o banco on-line, as fotografias de família armazenadas na nuvem, propriedade criativa e/ou intelectual, ou história pessoal compartilhada nas redes sociais, todos nós temos um rastro digital que conta a história das nossas vidas. Quanto dessa história permanece on-line quando saímos de cena? O que fazer?

LINK PARA COMPRAR

Amazon: Versão Capa Brochura e Digital Kindle

Livros: Coautora

Esta obra, A psicologia na saúde: da atenção primária à alta complexidade, nos oferece uma visão clara e organizada do quão ampliados se encontram, hoje, o campo de atuação e as oportunidades de qualificação profissional dos psicólogos na área da saúde – na atenção primária, nos ambulatórios, nos hospitais e nas interfaces com as diversas especialidades médicas. Ao mesmo tempo, apresenta alternativas para o enfrentamento dos novos desafios que emergem nesse contexto.

Capítulos:
(8) A atuação da Psicologia Hospitalar em Ambulatórios
(16) A Psicologia nos Cuidados Paliativos

Este livro aborda, de maneira clara, didática e inteligente, diferentes cenários associados à morte, ao morrer e ao luto. A leitura desta obra de alta qualidade, Morte e Luto: No contexto hospitalar e da saúde, proporciona melhor compressão da morte e do luto por meio da perspectiva social, histórica e espiritual, incluindo aspectos éticos relacionados à morte, aos cuidados paliativos, à reflexão bioética no fim da vida, às ferramentas de autocuidado para profissionais, à fadiga por compaixão, à abordagem com a segunda vítima e à educação para a morte no contexto hospitalar, entre outros temas importantes.

Capítulo: As Mídias Sociais, o Legado Digital, O Morrer e o Luto

Este livro, Psicologia Hospitalar Desafios do Cotidiano da Vida Adulta a Velhice, não só se dedica às temáticas do adoecimento em pacientes adultos e idosos, mas também levará o leitor a repensar práticas, rever seu papel na instituição e aprimorar conhecimentos sobre situações específicas do cotidiano no hospital. O livro é constituído por lúcidos artigos e depoimentos de profissionais de diferentes tempos, abordagens e bagagens que dedicaram suas vidas à arte do cuidado, sem prescindir de conduta humana, ética e compromissada com a melhor forma de assistência integral. Que o leitor possa viajar por estas páginas e perceber nelas valiosa e transformadora contribuição!

Capítulo: Acompanhamento psicológico aos familiares enlutados

Este livro, Múltiplos olhares sobre morte e luto: aspectos teóricos e práticos, transita por diferentes domínios, fazendo uso de lentes que ampliam o foco para integrar temas ousados a temas confirmadores. Apresenta conhecimentos advindos de pesquisas clássicas, bem como reflexões acerca de práticas com a aplicação das teorias. Entende as relações humanas, de diferentes ordens, como a base para significar a morte, as perdas e o luto, possibilitando identificar – talvez – uma teoria que norteia o pensamento dos autores ou de alguns deles. O eixo desenvolvimental é percorrido pela perspectiva longitudinal, infância, adolescência, vida adulta, velhice, para focalizar atravessamentos para além do relato de uma revisita às teorias. Guarda um lugar de importância para a diversidade, de forma inovadora não apenas pela abertura desse espaço no cenário de morte, perdas e luto, como pelos temas focalizados. O foco detido nas rupturas chama a atenção para situações que requerem formação aprofundada por parte do profissional, pelas implicações de risco de imperícia na sua prática.

Capítulo: Legado Digital: o viver e o morrer numa nuvem digital

A morte em si já constitui um grande tabu no mundo ocidental. O mesmo se pode dizer do luto, sobretudo quando ele não é visto como tal – são as chamadas perdas simbólicas e/ou ambíguas. Partindo dessa realidade, Gabriela Casellato reúne aqui Luto por perdas não legitimadas na atualidade, textos fundamentais para compreender o assunto. Dividida em quatro partes – “Os lutos do ser”, “Os lutos do estar”, “Os lutos do cuidar” e “Engajamento social: do silêncio à ação” –, a obra conta ainda com um posfácio sobre a pandemia de Covid‑19, que varreu o mundo e continua assolando o Brasil.

Capítulo: Luto dos Imigrantes

Em Saúde e Psicologia: dilemas e desafios da prática na atualidade são abordados temas fundamentais a serem enfrentados pela Psicologia em interface com todo o sistema de saúde. A obra ressalta a importância de buscar um diálogo da Psicologia com as demais áreas de saúde como passo fundamental para avançar da multidisciplinaridade para a inter e a transdisciplinaridade. O livro aprofunda a discussão sobre desafios emergentes aplicados a este campo, como o equilíbrio da saúde mental frente às questões da migração; a questão dos transgêneros, que tem na Psicologia importante aliado no combate à intolerância fundamentalista; a reprodução assistida, entre outros tópicos.

Capítulo: O Morrer e o Luto no Contexto Hospitalar: Reflexões Possíveis

Em Avaliação Psicológica Aplicada a Contextos de Vulnerabilidade Psicossocial são abordados temas fundamentais.  Pessoas vulneráveis são aquelas cujas condições políticas, sociais e econômicas limitam seus direitos enquanto cidadãos. A vulnerabilidade psicossocial, por sua vez, refere-se ao sofrimento psíquico desencadeado pela exposição a riscos como a pobreza, a doença, a vivência de traumas, a exposição à violência, a privação de direitos civis básicos, entre tantos outros. Infelizmente, os contextos de vulnerabilidade psicossocial são bastante comuns na sociedade brasileira, exigindo da Psicologia, um posicionamento político e, sobretudo, tecnicamente qualificado. Destinado aos psicólogos e estudantes de Psicologia, esse livro tem por objetivo apresentar a prática da avaliação psicológica aplicada a pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade psicossocial.

Capítulo:  Avaliação psicológica com indivíduos enlutados

Este segundo livro da Série Cuidados Paliativos e Serviço Social é composto por quatro seções: a primeira delas traz alguns conceitos fundamentais para a intervenção do assistente social em cuidados paliativos; a segunda seção trata de intervenções específicas direcionadas aos cuidadores e familiares, sempre tendo a práxis profissional como eixo condutor; a terceira seção tem o paciente como foco; por fim, a última seção é direcionada às diferentes intervenções profissionais diante de variados contextos. Este segundo volume, assim como o anterior, tem como fio condutor a perspectiva de que o cuidado paliativo constitui-se em uma filosofia de ação, aplicável em qualquer contexto em que se faça necessário.

Capítulo: Luto: O que o assistente social deve saber e como percebemos sua intervenção  – visão da psicologia

Psic. Mestre em Cuidados Paliativos (M.Sc.)
Psic. Especialista em Perdas e Luto
Especialista em Psicologia Hospitalar
Psychotherapist Member of British Psychological Society (GMBPsS)
Blog Perdas e Luto (Instagram)

Deixe um comentário