Celebrando o dia das mães sem a minha mãe

“A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor” (Carl Jung)

No próximo domingo, 2º domingo de maio, comemora-se o dia das mães no Brasil. Para mim, este será mais um dia das mães sem a minha mãe. Ela morreu em agosto de 1990. Assim como eu, com certeza há milhares de pessoas que celebrarão esta data de uma forma simbólica.

O dia das mães é um dia interessante. Muitas pessoas relatam que se sentem carentes, sozinhas, abandonadas, tristes, chorosas e órfãs. Tenho a sensação de que esta data nos remete a uma das dores mais profundas que a nossa alma pode sentir: a perda de uma mãe. Afinal, nossas mães são essenciais em nossa evolução para a idade adulta. Com elas criamos laços de amor e afeto que nos permitem ser no mundo. Não importa que você tenha tido uma relação difícil com a sua mãe. Mesmo assim, ela ainda ocupará um lugar central em nossas vidas.

Contudo, não podemos deixar que a angústia e a tristeza dominem este dia. Podemos fazer deste dia um “dia de memórias”. Eu penso que é possível celebrar este dia de uma forma simbólica, que faça sentido para você. Que tal reservar um tempo para celebrar as boas memórias que você vivenciou com sua mãe?

Talvez você possa fazer algo que lembre a sua mãe, por exemplo:

  • Preparar o prato predileto dela para o almoço de domingo;
  • Ouvir a música que ela tanto gostava;
  • Imprimir uma fotografia com ela – algo que há tanto tempo você desejava fazer e ainda não o fez por falta de tempo – e colocar em um porta-retratos em um lugar de destaque na sala;
  • Usar algo que ela lhe deu, ou uma peça de joalheria que foi deixado para você depois que ela morreu;
  • Ir ao cemitério e colocar flores em seu túmulo ou fazer uma oração de acordo com suas crenças religiosas;
  • Talvez você possa escrever uma carta para a sua mãe dizendo o quanto você é grato por ela e sobre o seu amor;
  • Caso sinta vontade, compartilhe seus sentimentos com sua família e/ou seus amigos. Converse sobre ela com eles. Isso pode te ajudar a elaborar a dor da perda.
Post_Mamãe

O dia das mães será para todo o sempre diferente depois que perdemos a nossa. Faz parte do processo de luto compreender as emoções que esta data nos proporciona e, na medida do possível, se reorganizar emocionalmente para vivenciá-las. A morte da mãe implica geralmente numa profunda mudança em nossas vidas e na forma como vamos continuar a caminhada. Talvez você encontre uma nova forma de vivenciar estes momentos, pois a elaboração do luto passa pela assimilação da ausência com a celebração com aqueles que estão vivos e fazem parte da nossa existência.


Psic. Mestre em Cuidados Paliativos (M.Sc.)
Psic. Especialista em Perdas e Luto
Especialista em Psicologia Hospitalar
Psychotherapist Member of British Psychological Society (GMBPsS)
Blog Perdas e Luto (Instagram)

Livro à VendaAutora do Livro: Legado Digital: Conhecimento, Decisão e Significado – Viver, Morrer e Enlutar na Era Digital

12 comentários sobre “Celebrando o dia das mães sem a minha mãe

  1. A celebração da memória da mãe que partiu é uma homenagem que alivia e acalma. A lembrança da personalidade forte, que enfrentava obstáculos de frente, enaltecendo o trabalho e procurando proporcionar o melhor às pessoas à sua volta, dá a sensação de segurança, que a morte não apagou.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito triste! Passei o meu primeiro dia das mães, sem ela! Sofri demais! Uma angústia, uma dor, que superou todas essas dicas que você deu! Vou procurar fazer no próximo! Apesar de tá pondo em prática, um pouco de cada um no meu dia a dia! Mas é muito sofrido! Choro a cada tentativa! 😢😢😢

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Lurdinha! Sinto muito pela sua perda, com certeza este primeiro momento é de fato bem complicado. Tenha paciência com você mesma e, principalmente, para com seus sentimentos. Não os esconda de ninguém, pois isto faz parte da elaboração do luto. Abs, Nazaré Jacobucci

      Curtido por 1 pessoa

  3. Com certeza, falar sobre a perda, ajuda a amenizar, pois os sentimentos guardados tendem a ser amargados, ao passo que quando se compartilha principalmente procurando se enaltecer o que de melhor a pessoa nos deixou a ausência vai se tornando mais leve, com o decorrer de tempo.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pingback: Celebrando o dia das mães sem a minha mãe - Fãs da Psicanálise

  5. Estou caminhando para o 4° dia das mães sem minha rainha e ainda não consigo ter esse “equilíbrio”. As lembranças ficam mais presentes, a dor fica mais forte e a vontade de chorar me acompanha na maior parte do dia. Me sinto bombardeada por tantas propagandas, anúncios, escritos sobre o dia das mães. A cada ano penso: “esse ano vai ser melhor…” Mas não é. Fico triste e chorosa a semana inteira…
    Pra complicar, o aniversário dela é dia 11 de maio, às vezes 1 ou 2 dias antes, às vezes até no mesmo dia.
    Torço pra que um dia consiga passar por essas datas de uma forma mais tranquila e menos dolorosa. 😦

    Curtido por 1 pessoa

  6. Sinto muito a falta de minha mãe e a única e maravilhosa certeza que tenho é que quando Jesus morreu na cruz do calvário nos deu a oportunidade de poder rever àqueles a quem amamos e que já se foram, portanto espero em Cristo Jesus um dia rever a minha mãezinha que tanto me amou e que eu amo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário