Filmes: Recurso pedagógico para refletirmos sobre a temática da morte e do luto

“Você tem que saber responder a essa pergunta: se você morresse agora, como você se sentiria a respeito da sua vida? ” (Filme Clube da Luta)

Filme as Horas Eu sou uma cinéfila confessa. Considero a sétima arte absolutamente sublime. O cinema fez parte da minha formação: meu trabalho de conclusão de curso em psicologia foi uma análise psicossocial do fenômeno suicídio no filme “As Horas“, no qual eu analisei o suicídio de Virginia Woolf. Como professora, considero filmes uma ótima ferramenta de auxílio para a compreensão de diversos conceitos. Os filmes não só nos divertem, mas são capazes de nos fazer refletir, favorecendo assim, novas formas de lidar com questões e conflitos do nosso cotidiano. Compartilho, então, algumas sugestões de filmes que nos convidam a uma reflexão sobre a temática da morte e do luto.

Morte: Morrer é tão somente terminar de viver

Filme: “A Partida” (Departures – Yojiro Takita)

filme-a-partida Daigo Kobayashi é um jovem trabalhador músico violoncelista, casado e desempregado, que retorna a sua cidade natal após a sua orquestra ter sido dissolvida. Ele consegue emprego numa pequena empresa de lavagem de defuntos que presta serviço para empresas funerárias. O novo emprego de Daigo irá lhe propiciar novas percepções sobre si e sobre sua vida. Interessante é que, no filme, é por meio desse trabalho que Daigo começa uma reflexão de cunho existencial sobre o sentido da morte e, consequentemente da vida. Para mim, um dos filmes mais belos que melhor ilustra os estigmas em torno do assunto.

Luto: Um processo que se inicia após o rompimento de um vínculo e estende-se até o período de sua elaboração – quando o indivíduo enlutado se volta, novamente, ao mundo externo. O luto é um processo essencial para que nós possamos nos reconstruir, nos reorganizar, diante do rompimento de um vínculo. É um desafio emocional, psíquico e cognitivo com o qual todos nós temos que lidar. Leia o post sobre luto  em https://perdaseluto.com/2015/03/27/o-processo-de-luto/

Filme: “P.S. Eu te amo” (P.S. I Love You – Richard LaGravenese)

PS Eu te amo Holly Kennedy é casada com Gerry, um engraçado irlandês por quem é completamente apaixonada. Quando Gerry morre, a vida de Holly desmorona. Em profunda depressão, ela descobre com surpresa que o marido deixou diversas cartas que buscam guiá-la no caminho da elaboração do luto. Gosto desse filme, pois ele aborda um tema tão desconcertante – viuvez precoce – de uma forma equilibrada e leve.

Luto Complicado: Existem situações em que o processo de luto, principalmente por morte de um ente querido, não segue a evolução normal, ou seja, o indivíduo não consegue se reestruturar, podendo ocorrer fixação numa das etapas e, consequentemente, a não elaboração do luto. Num processo de luto complicado há uma dificuldade extrema em aceitar a perda. Leia o post sobre luto complicado em https://perdaseluto.com/2015/04/15/o-luto-complicado/

Filme: “Reine sobre mim” (Reign over me – Mike Binder)

Reine sobre mim No terrível atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, Charlie Fineman perdeu tudo que lhe era mais caro: esposa, filhas, cachorro. Desde então Charlie largou sua carreira de dentista, se tornou um recluso, paranoico, depressivo e compulsivo por reforma. Charlie se nega a entrar em contato com as lembranças do seu passado e as emoções que as permeiam. Até que um dia Charlie reencontra seu colega de quarto dos tempos da faculdade Alan e sua vida começa a mudar de rumo. Esse filme é excelente para explorar o conceito dos 5 estágios do luto pelos quais boa parte das pessoas passa ao lidar com a morte.

Luto Antecipatório: Este pode ser entendido como um processo de luto que ocorre antes da perda real. Este processo é vivenciado pelo paciente e pela família, na fase compreendida entre o diagnóstico e a morte propriamente dita.

Filme: “Minha Mãe” (Mia Madre – Nanni Moretti)

mia-madre Este filme explora a morte lenta da mãe de uma cineasta, ela sabe que sua mãe não tem muito tempo de vida. Porém, de início ela resiste a acreditar, mas ela sabe que a mãe está morrendo. Mia Madre é na verdade um filme de despedida, ou do quão difícil e angustiante uma despedida pode ser, por mais que seja há tempos aguardada.

Filme: “Para sempre Alice” (Still Alice – Wash Westmoreland e Richard Glatzer)

Still_Alice_-_Movie_Poster Este filme conta a história Alice Howland, uma linguista de sucesso, diagnosticada com Alzheimer aos 50 anos – o que é raro para a idade. O filme, por meio, da evolução do quadro clínico de Alice nos convida a refletir sobre a fragilidade humana diante dos contratempos da vida. Alice precisa se preparar para perder tudo aquilo que conquistou, ver sua vida e a de seus filhos passando rápido e lidar com o fato de que em pouco tempo ela não saberá mais quem ela é.

Luto na Terceira Idade: As perdas no último estágio da existência humana.

Filme: “Hanami – Cerejeira em Flor” (Kirschblüten Hanami – Doris Dörrie)
hanami Este filme é absurdamente belo. Trudi descobre que seu marido Rudi está com uma doença terminal e, seguindo a sugestão do médico, decide fazer uma grande viagem de férias com ele. Porém, como a vida é absolutamente imprevisível Trudi morre subitamente, quando estão visitando o litoral, e Rudi decide ir ao Japão para lhe prestar uma última homenagem. Lá é a época do Festival das Cerejeiras em Flor. Este filme aborda com sensibilidade a morte de uma pessoa que é considerada fundamental e traz como pano de fundo a viuvez na terceira idade. Ele nos faz refletir sobre a brevidade da vida, assim como das flores de uma cerejeira.

Filme: “Elsa & Fred” (Marcos Carnevale)

Elsa e Fred O filme aborda diversos aspectos vivenciados na velhice e, entre os temas, está a dificuldade em superar o luto por viuvez. Fred é um pacato senhor de 78 anos que se muda para um novo prédio, logo após ficar viúvo, e conhece Elsa sua vizinha que tem quase 80 anos. Ela, que sofre de grave doença, é muito otimista e comunicativa, e tenta viver intensamente cada dia, enquanto Fred é um hipocondríaco e quieto. Mesmo com essas diferenças, e pela insistência de Elsa, essas diferenças são superadas e juntos redescobrem o prazer de viver, a cumplicidade e a amizade.
No filme, é revelada a possibilidade do encontro com a vida, principalmente no campo dos afetos.

Luto pela morte de um filho: A morte de um filho, para muitos, é algo avassalador. É indizível e imensurável. Mas, após a elaboração do luto, e as memórias gravadas na alma, é possível reencontrar o equilíbrio emocional e reorganizar a vida. Dando assim, um outro sentido ao viver.

Filme: “O Quarto do Filho” (La stanza del figlio – Nanni Moretti)

quarto_do_filho O filme aborda a devastadora experiência da perda de um filho. Giovanni é, um psicanalista que reside e trabalha na pequena cidade de Ancona, na Itália. Ele é casado com Paola e tem dois filhos: a menina Irene e o jovem Andrea. Sua vida transcorre tranquila, dividida entre a família e o consultório, até que uma tragédia a transforma completamente. Numa manhã de domingo, Giovanni recebe uma ligação urgente de um paciente, e deixa de ir correr com seu filho, como havia prometido. Andrea, então, vai mergulhar com os amigos. E não voltará. Gosto desse filme por dois motivos: aborda com profundidade como a morte de um filho pode abalar a estrutura familiar e também, como nós terapeutas lidamos com nossas angustias diante de um evento traumático, muito interessante.

Apenas a título de menção: Outros filmes absolutamente interessantes!

Luto: A Delicadeza do Amor e Uma Nova Chance para Amar.

Luto Antecipatório: Minha vida sem mim, Doce Novembro, A culpa é das Estrelas e Outono em Nova York.

Luto na Terceira Idade: Up: Altas Aventuras e Amour

Luto pela Morte de um Filho: Reencontrando a Felicidade e Uma prova de Amor

Como pudemos observar há vários filmes interessantes que podem nos entreter, mas também, nos faz refletir sobre a morte, o morrer e o luto. Boa reflexão!

Design sem nome

Psic. Mestre em Cuidados Paliativos
Psic. Especialista em Perdas e Luto
Especialista em Psicologia Hospitalar
Psychotherapist Member of British Psychological Society (MBPsS/GBC)
Blog Perdas e Luto

Autora do Livro: Legado Digital: Conhecimento, Decisão e Significado – Viver, Morrer e Enlutar na Era Digital

12 comentários sobre “Filmes: Recurso pedagógico para refletirmos sobre a temática da morte e do luto

    • Olá Juçara! O único filme que me lembro que retrata um paciente diagnosticado com HIV+ vivenciando algumas fases do luto é Philadelphia, aliás, este filme é um clássico. O papel principal é vivido por Tom Hanks, ele é um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia e é despedido quando descobrem ser ele portador do vírus da AIDS. Ele contrata os serviços de um advogado, que é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

      Outro filme interessante para refletirmos sobre o que é ser um HIV+ é o filme Clube de Compras Dallas. O filme conta a história de Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas que foi diagnosticado com AIDS em 1986, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham lhe dado apenas 30 dias de vida, Woodroof se recusou a aceitar o prognóstico e criou uma operação de tráfico de remédios alternativos, na época ilegais. Espero ter ajudado um pouquinho. Abs, Nazaré Jacobucci

      Curtido por 1 pessoa

  1. Pingback: Filmes: Possibilidades de Reflexão sobre a Morte e o Luto | PERDAS E LUTO

Deixe um comentário